Em Cuba

Quando em Cuba, não perca o mar de vista. É fácil, tem sempre um malecón, esse passeio, com uma mureta bem rente à água, para ajudar. É lá que o povo para pra sonhar com o que tem do outro lado. Quando em Cuba, não perca a terra de vista. É fácil, tem sempre construções coloniais coloridas, música, gente, história para atrair sua atenção. É lá que o povo vive com a riqueza que tem.

IMG_4911

Eu não sabia muito sobre o que íamos fazer em Cuba. Caí de paraquedas nessa viagem. Me deixei guiar pela Carol e nós duas nos deixamos guiar por um pouco de instinto e nossos olhares curiosos sobre os lugares do mundo.

Então, saídas de Havana, chegamos a Cienfuegos, uma cidadezinha histórica, que pareceria um interior de Minas, se não fosse à beira mar. Numa tarde generosa – como parecem ser todas as tardes cubanas – andamos nessa beirada de mar que, por ali, chamam de malecón. A ideia era alcançar o Palacio del Valle, o palacete representante de outros tempos da ilha transformado em museu. Despacito, como diriam, caminhamos, tiramos foto, vimos um cavalo sendo banhado na água do mar. Carol não se sentiu bem, sentamos, fomos oferecidas a um passeio de bicitaxi, fomos paradas pelo policial porque o bicitaxi não tinha as devidas autorizações, caminhamos mais um pouco, chegamos ao Palacio. Italianos falaram gracinhas. Ignoramos. Conhecemos o palacete. Tomamos uma Cuba Libre no terraço. Dessa vez, os italianos vieram com um intérprete. Mariano era o nome do cubano. E fomos todos tomar cerveja no estilo e na moeda de Cuba. À beira mar.

Da barriga dessa história, muitas outras histórias vieram. Essas eu conto depois.

IMG_4917

IMG_4915

IMG_4913

IMG_4916

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s