10 Tapas Espanholas imperdíveis

Mais uma viajante convidada, em missão especial em lugares e experiências muito além da fronteira!

 

Dessa vez, não estamos aqui diante de uma simples viajante. A Maná é uma cidadã do mundo. E eu juro que, nesse caso, não é chavão. Das viagens de Maná, dá para escrever um livro, desde o dia em que ela saltou da costa brasileira para dentro de um navio e começou a cruzar os mares mundão afora. Numa dessas cruzadas, Maná conheceu um espanhol. E, para encurtar a longa história, hoje ela mora com ele na Espanha, mais precisamente na deliciosa Madrid. (veja mais das peripécias da Manaíra aqui)

 

Quando eu falo sobre a deliciosa Madrid, estou falando com água na boca mesmo. Afinal, a Espanha tem mil sabores incríveis, que influenciam paladares, gastronomias, chefs e receitas em todo o mundo, desde o princípio dos tempos. E Madrid reúne todos eles, como uma boa capital deve fazer. Por isso é que, no primeiro post da Maná como nossa Viajante Convidada, ela não teve dúvida, quis falar um pouquinho sobre essa mania nacional espanhola (que os brasileiros também amam, com outros nomes como tira-gosto, lanchinhos, petiscos, aperitivos etc etc): as tapas!

 

A Maná escolheu para nós 10 tapas típicas espanholas e dá dicas de onde e como comer para aproveitar o melhor de cada experiência. Ah, ela mesma foi lá comer e tirar as fotos pra gente (olha que trabalho difícil, minha gente!). Agora, sem mais delongas, vamos às tapas!

 

Por Manaíra Araújo

Bocadillo

Esse sanduíche pode ser feito com um pão tipo francês ou mesmo com baguete. Por isso é sempre bom perguntar o tamanho antes de pedir, alguns são enormes! Os mais comuns são os de jamón (presunto) com tomate, de queijo, de lomo (lombo) ou de chorizo (um tipo de linguiça), mas você vai encontrar bocadillo de tudo. Em Madrid o mais típico é o de calamares – aros de lula fritos – que pode ser encontrado nas redondezas da Plaza Maior.

IMG_6653

Croquetas

Elas estão por todas as partes e são deliciosas. Fritas, elas tem uma massa feita de bechamel e recheio de algum ingrediente principal. As mais comuns são recheadas de jamón, mas você também podem encontrar de queijo, de frango, de chouriço (que em espanhol é morcilla)… e de boletos (uma variedade de cogumelos) que é a minha favorita. Croquetas também podem ser doces, e algumas variedades das salgadas tem até cobertura!

IMG_6603

Empanada galega

Essa torta salgada é bem diferente do nosso “empadão”. Recomendo comer na Galícia ou em algum restaurante típico galego. As mais comuns são de atum, bonito, vieiras, mexilhões e sorza (a carne da linguiça). Difícil escolher uma!

IMG_6599

Gazpacho

Essa sopa fria é típica da Andaluzia, e ideal para o verão. O gazpacho é como uma vitamina de verduras, ou seja, muito saudável. Os ingredientes são tomate, pimentão, pepino, alho, azeite, vinagre de jerez, pão velho, água e sal. Além do tradicional, é possível encontrar gazpacho de beterraba (remolacha, em espanhol), que é uma delícia.

IMG_6604

Huevos Rotos

É difícil explicar como que a mistura de ovo e jamón ou linguiça pode ser tão boa… Não precisa dizer muito sobre essa tapa. Essa combinação não é muito recomendável para quem tem colesterol alto, mas é uma delícia… É comum vir acompanhada de batata frita.

IMG_6595

 

Patatas alioli

Para quem gosta de alho, recomendo essa tapa. Batata frita ou cozida com um molho feito a base de azeite e alho. O molho não é tão forte como parece e com a batata fica perfeito!

IMG_6591

 

Patatas bravas

Essa tapa é para quem gosta de sabores picantes, apesar de que, na maioria das vezes, as batatas com molho que levam o nome de “bravas” nem são tão apimentadas. No centro de Madrid está o restaurante cujo dono tem a patente do molho: Las Bravas.

IMG_6598

 

Pimientos de Padrón

Essa tapa nada mais é que pimentões pequenos fritos, típicos da cidade de Padrón, na Galícia. O detalhe é que “unos pican y otros no”, ou seja, alguns podem arder como pimenta! É bem divertido comer com os amigos e ficar esperando para ver quem vai pegar um que arde.

IMG_6654

Pincho/Pintxo

A tapa típica do País Basco leva esse nome por ter um palito prendendo o recheio. É servida normalmente numa fatia de pão – algumas vezes torrada – e pode ser feita de tudo! É impossível listar as variações, mas podemos dizer que a mais comum é o “pincho de tortilla”. Em qualquer lugar da Espanha você vai encontrar essa tapa, simples e “muy rica”.

IMG_6606

 

Pulpo a feria

Essa tapa também é típica da Galícia e há anos é servida nos dias de feira nos “pueblos”. O pulpo (polvo) é cortado em rodelas, temperado com páprica e azeite, e é servido acompanhado de “cachelos” – batatas. Fica incrível. Acho que essa é a minha tapa espanhola favorita.

IMG_6607
Gostou das dicas de tapas típicas espanholas? Qual você mais gosta? Qual falta para você provar?

 

Quer ver mais, muito mais? Então não perca o post da Maná sobre a gastronomia espanhola.

 

Ou será que depois de tudo isso deu vontade de comer um docinho? Então vem aqui, conhecer postres, dulces e outras delícias.

Anúncios

2 comentários Adicione o seu

  1. Celme disse:

    Excelente!

  2. Luisa, muito obrigada pelo convite. Foi um prazer comer todas essas tapas – sempre acompanhadas de cañas – para ilustrar o texto. 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s